realizadores & realizadoras

"Os filmes são como uma boa refeição. Quem os vê delicia-se com um sorriso na cara. Um bom filme não só regala o olhar, como sacia a fome do espírito." Hirokazu Kore-eda


Na sessão nona do novo clube de cinema, o estilo de vida de uma comunidade e o pensamento sobre formas de resistência são o mote para um filme que promove debate sobre a sobrevivência das culturas indígenas e o abismo entre mundos. Terça-feira dia 25 de Junho às 19h30 numa sala Cinemax Penafiel.


cenas escolhidas

"Ninguém é capaz de garantir a essa geração que vai tudo correr bem e que vão alcançar os seus objetivos. Ao mesmo tempo há uma coisa que acho fascinante nessa geração, que é um desejo de viver a vida com uma intensidade indiferente às expectativas de um futuro organizado e próspero", disse João Salaviza a propósito da estreia da sua primeira longa-metragem "Montanha" (2015).


realizadores & realizadoras

"...acabo por ir pela primeira vez à aldeia Pedra Branca, com a Renée, que me rapta depois da rodagem de Montanha [...] não posso dizer que tenha existido aqui um desejo programático de mudar de direcção. Não é um desejo artístico, um desejo de carreira de realizador. É justamente o contrário. É um encontro com a Renée, em primeiro lugar, e logo a seguir com os Krahô." João Salaviza e Renée Nader Messora


folha de sala

Na sessão antes do verão do novo clube, um filme vertiginoso de 2015 sobre o caos e a tensão da vida contemporânea, com duração de 81 minutos. Distribuído em Portugal pela Leopardo Filmes, classificado para maiores de 14 anos.


Crónicas da associação

Tempo universal coordenado

“É interessante notar que a luz a la Rembrandt é introduzida nas artes plásticas muito antes do seu próprio nascimento, em 1606, pelo cineasta El Greco”, notou Serguei Eisenstein, um dos pioneiros da vanguarda artística russa no início do século passado.


cenas escolhidas

Em 1970, Jerzy Skolimowski estreia Deep End, a história de Mike, um jovem de 15 anos, obcecado por uma colega de trabalho mais velha numa piscina pública londrina. Esta odisseia, escreveu João Lopes, faz oscilar o adolescente entre a descoberta do mundo dos favores sexuais e a mais radical utopia do movimento amoroso.


em cartaz

Na sessão antes do verão do novo clube, um nome incontornável da nova vaga polaca e um filme vertiginoso sobre o caos e a tensão da vida contemporânea. Terça-feira dia 28 de Maio às 19h30 numa sala Cinemax Penafiel.