realizadores & realizadoras

“Os filmes, a arte, nunca mudaram nada verdadeiramente.” Satyajit Ray


em cartaz

Na sessão especial de veraneio do novo clube, uma viagem pela américa cósmica de um lendário realizador de culto. Terça-feira, 27 de Agosto, às 19h50 numa sala Cinemax Penafiel.


realizadores & realizadoras

"Ainda acredito neles, mas a minha percepção dos filmes, ou do poder das imagens mudou. Filmes são sobre emoções, poesia e transcendência — algo enigmático. Porque é que isso tem de ser uma longa-metragem? Poderia até ser um flash." Harmony Korine


em cartaz

Na segunda sessão depois da primavera, um olhar humanista sobre o espaço familiar num filme sobre a importância dos afectos, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes. Terça-feira dia 30 de Julho às 19h30 numa sala Cinemax Penafiel.


Crónicas da associação

Luzes da cidade maravilhosa

No primeiro dos anos vinte do século passado, Charlie Chaplin experimenta a longa-metragem como formato para narrar as peripécias do mais famoso personagem da história do cinema e da cultura popular.


realizadores & realizadoras

"Os filmes são como uma boa refeição. Quem os vê delicia-se com um sorriso na cara. Um bom filme não só regala o olhar, como sacia a fome do espírito." Hirokazu Kore-eda


folha de sala

Na sessão nona do novo clube de cinema, um filme de 2018 com origem em Portugal e Brasil, duração de 114 minutos. Distribuído pelo DocLisboa, o mais importante festival de cinema documental do país, classificado para maiores de 12 anos.


Crónicas da associação

As multidões da floresta

Fevereiro de 2019. Um ciclo expositivo dedicado ao pensamento Ameríndio habita o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, nome de um dos principais artistas plásticos portugueses contemporâneos, autor de uma vasta obra na pintura e escultura, como a badalada “Bicha Serpe”, representação da icónica figura secular com origem na procissão do Corpo de Deus da cidade de Penafiel.